Educational Technology & Society 3(4) 2000
ISSN 1436-4522

Full paper in English

Uma Avaliação Empiríca da Eficácia das Interfaces Adaptativas em Sistemas de Ensino

Traduzido por: Luís Teixeira



Sumário

A navegação no espaço da informação, particularmente na relativa à educação hipermédia, tem as suas dificuldades. Os utilizadores podem perder a orientação espacial, podem distrair-se, perder de vista os objectivos educacionais, ou não conseguirem correlacionar diferentes tópicos do conteúdo. As abordagens predominantes na ajuda à navegação num espaço de informação bem definido como o do software educacional, envolvem a disponibilização de um conjunto de ferramentas de navegação avançadas, o uso de metáforas fortes e a cativação do interesse através de sequências multimédia, ou estruturando semanticamente no espaço através da aplicação de uma teoria cognitiva.

Contudo, nenhuma destas técnicas consegue levar em consideração as necessidades individuais de aprendizagem, nível de conhecimento ou capacidades cognitivas de cada aluno. A adaptabilidade é uma funcionalidade especialmente importante que pode ser implementada de diversas formas em sistemas educacionais hipermédia de forma a reconhecer a importância da comunicação de um indivíduo com o espaço de informação e ajudar a ultrapassar dificuldades de navegação.

Este artigo procura fornecer uma compreensão ampla de alguns dos princípios educacionais e de concepção implicítos em sistemas educacionais adaptativos hipermédia que suportem técnicas de navegação adaptativas e em particular anotação adaptativa de links. A afirmação que técnicas adaptativas podem ser utilizadas para resolver problemas de navegação é examinada através da análise de dois recentes estudos teóricos que foram realizados de forma a determinar o impacto do suporte de navegação adaptativa nas escolhas e aprendizagem dos utilizadores e de um terceiro estudo cujos resultados são agora apresentados. Estes estudos analisados em conjunto não demonstraram uma ligação clara entre a adaptabilidade e o melhoramento da aprendizagem, mas apresentam possíveis direcções de investigação numa área em continuo desenvolvimento.

Palavras Chave: Adaptação, Avaliação, ensino, anotação de links




decoration